Deprecated: Elementor\DB::is_built_with_elementor está obsoleto desde a versão 3.2.0! Use Plugin::$instance->documents->get( $post_id )->is_built_with_elementor() em seu lugar. in /nas/content/live/fisiopop/wp-includes/functions.php on line 5323
Como aliviar dor no pescoço e ombro? - Fisiopop

Como aliviar dor no pescoço e ombro?

Você sabe como aliviar dor no pescoço e ombro? Pescoço e ombro são duas áreas do corpo que costumam apresentar bastante dor.

Agendar uma consulta

Isso porque são áreas em que descarregamos tensões do dia a dia. Assim, saber como aliviar dor no pescoço e ombro é essencial para se ter qualidade de vida. 

Portanto, vamos ver como é possível aliviar a dor no pescoço e ombro, com atitudes simples e fáceis. Confira! 

Quais são as causas de dor no pescoço e ombro?

é fácil saber como aliviar dor no pescoço e ombro
Há várias causas para dor no pescoço e ombro.

As principais causas de dor no pescoço e ombro estão relacionadas a problemas de postura e tensão excessiva da musculatura na região. 

Má postura 

A má postura é, sem dúvida, uma das principais causas de dor no pescoço e ombro. Atualmente, com uso constante e até excessivo do celular, a tendência é o indivíduo baixar a cabeça para ler melhor a tela do seu smartphone ou tablet. 

Agendar uma consulta

Assim, toda a musculatura da região da nuca fica contraída. 

O ideal é sempre colocar a tela do smartphone ou do tablet na altura dos olhos e não flexionar o pescoço quando utilizar qualquer aparelho eletrônico, utilizar um travesseiro para apoiar os braços pode auxiliar durante o uso do aparelho. 

Para aquelas pessoas que trabalham utilizando notebooks ou computadores, a mesma regra deve ser seguida: a tela do monitor deve estar sempre na mesma altura dos olhos, para que o indivíduo não precise abaixar nem levantar a cabeça para visualizar a tela. 

Tensão laboral 

A tensão laboral também é uma das principais causas de dor no pescoço e ombro.

Ela é o resultado da má postura, mas ocorre em indivíduos que ficam longos períodos à frente do computador ou sentados em posições pouco ergonômicas, como motoristas, por exemplo. 

Tanto no caso de má postura quanto de tensão laboral, a dor no pescoço e ombro surge pela contração excessiva da musculatura do trapézio ou rombóides, elevador da escápula, deltóides, esplênio da nuca e outros músculos. 

Hérnia de disco cervical 

A hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral apresenta-se deslocado, quadro denominado protrusão discal, ou quando o seu anel fibroso apresenta-se rompido. 

Assim, o organismo tenta manter a distância entre as vértebras, por projeções ósseas denominadas osteófitos. 

Com a aproximação das vértebras e a disfunção do disco intervertebral, que serve como amortecimento, nervos na região cervical podem ser comprimidos. 

E assim, com a compressão das terminações nervosas na região cervical, o paciente sente dor na região do pescoço e/ou irradiada para os braços. 

Como diagnosticar dor no pescoço e ombro?

mulher com uma das mãos no pescoço
O especialista pode ajudar a entender como aliviar dor no pescoco e ombro

É importante que o paciente preste atenção ao tipo de dor que sente. Caso a dor surja após um longo dia de trabalho, em que o paciente tem o conhecimento de ter ficado em uma posição incômoda por longo tempo, é provável que a dor seja causada por má postura ou tensão laboral. 

Dessa forma, esses casos têm maior tendência de resolução rápida, após algumas medidas paliativas.

No entanto, em alguns casos, o paciente já apresenta dor crônica nessa região e necessitará de reabilitação mais prolongada. 

Porém, caso a dor não apareça após um longo período em uma postura inadequada, ou então, esteja associada a formigamento na região dos membros superiores e perda de força muscular no braço, é provável que haja compressão nervosa. 

Nesses casos, é importante buscar um diagnóstico médico adequado, consultando um médico ortopedista, ou um fisioterapeuta que também é um profissional de primeiro contato para avaliação dos sintomas e também por exames de imagem da coluna, quando necessário. 

Dentre os exames de imagem mais solicitados, a radiografia da região da coluna cervical, bem como tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser pedidos, dependendo da avaliação do médico ortopedista. 

Lembrando que o exame de imagem é complementar, as causas das dores são multifatoriais e o exame tem a função de descartar algo mais grave, como presença de fraturas ou tumorações. 

Como tratar dor no pescoço e ombro?

homem de costas com uma das mãos no pescoço tentando entender como aliviar dor no pescoço e ombro
Há como aliviar dor no pescoco e ombro de várias formas.

O tratamento de dor no pescoço e ombro pode ser feito utilizando várias terapias e observando quais resolvem o quadro mais rapidamente. 

Alongamentos 

Uma das primeiras medidas que podem aliviar a dor no pescoço e ombro são os alongamentos. De fato, os alongamentos ajudam a aliviar a contração excessiva da musculatura da região, aliviando os sintomas. 

Para isso, o paciente deverá elevar os braços acima da cabeça e permanecer com os braços juntos, elevados, por alguns segundos. 

Deverá também cruzar o braço de um lado para o outro, segurando-o na altura do cotovelo, fazendo uma chave. Mantenha essa posição por alguns segundos e inverta o lado. 

Outro alongamento bastante eficaz para trazer alívio para dor no pescoço e ombro é puxar a cabeça, pela lateral, em direção ao ombro.

Assim, mantenha a posição de segurar a cabeça pela lateral sobre o ombro por alguns segundos. Depois, faça o mesmo movimento com a cabeça para o outro lado. 

E por último, flexione a cabeça para baixo, levando o queixo em direção ao peito e segure a cabeça abaixada pelo topo. Mantenha essa posição por alguns segundos. 

Esses são exercícios de alongamento simples e que costumam resultar na diminuição da dor no pescoço e ombro. 

Massagens 

A massagem na região do pescoço e ombro também atua minimizando a dor sentida pelo paciente nesta região. 

Ela pode ser feita com o auxílio de outra pessoa ou então, utilizando massageadores, pelo próprio indivíduo que sente dor. 

As massagens ajudam a aliviar a tensão na região do pescoço e ombro, e o próprio paciente pode executar, conforme sua sensibilidade à dor. 

Água quente 

A utilização de água quente, seja através de um banho quente ou então em bolsas de água quente também ajudam a minimizar a dor no pescoço e ombro. 

Isso porque a água quente promove a vasodilatação local, aumentando o fluxo sanguíneo para a região, relaxando a musculatura. 

Se for utilizar uma bolsa de água quente, lembre-se de colocar uma toalha sobre a pele, para que o contato com a bolsa não queime a pele. 

Mobilização ativa

Realizar movimentos com algumas repetições, dentro do limite da dor também ajudam na redução da dor, principalmente naqueles pacientes que têm como causa da dor problemas de mobilidade. 

Analgésicos e relaxantes musculares 

Medicações como analgésicos e relaxantes musculares podem trazer bastante alívio para dores no pescoço e ombro.

Porém, a automedicação nunca é a melhor escolha, pois há medicações específicas para casos de dores musculares. 

Portanto, o ideal é sempre buscar uma consulta médica, para a prescrição correta e individual de medicações para melhora do quadro de dor. 

Além disso, medicações como relaxantes musculares podem trazer sono.

Assim, não é recomendado dirigir ou trabalhar com máquinas pesadas após tomar esse tipo de medicação. 

Fisioterapia 

A fisioterapia é forte aliada na melhora da dor no pescoço e ombro. De fato, com o tratamento individualizado por um profissional fisioterapeuta, o indivíduo conseguirá alívio da dor sentida. 

Dentre as ações fisioterapêuticas mais utilizadas para tratamento desse quadro estão as massagens, a liberação miofascial, mobilizações, tração da região afetada, exercícios de estabilização são as técnicas mais eficazes no controle dos sintomas. 

O fortalecimento muscular também deve fazer parte do plano de tratamento do indivíduo com dor crônica na região do pescoço e do ombro, o exercício é um forte aliado para pacientes que sentem dor há muito tempo. 

Como prevenir dor no pescoço e ombro? 

Para quem não quer sofrer com dores na região do pescoço e do ombro, algumas ações ajudam a evitar o problema: 

  • Mantenha o computador, cadeira e pés em posição ergonômica no trabalho; 
  • Faça pausas a cada 30 minutos, levantando-se e realizando alguns movimentos ativos;
  • Procure não exagerar no tempo sentado (a) à frente do computador; 
  • Aposte em alongamentos para as regiões mais exigidas durante o trabalho. Faça os alongamentos diariamente, principalmente se tiver dor;
  • Não curve a cabeça para baixo para visualizar a tela do celular. Levante a tela na altura dos olhos; 
  • Sempre invista em fisioterapia e fortalecimento muscular da região, caso você seja um profissional que já sente dores; 
  • Procure manter uma postura adequada não somente enquanto trabalha, mas também ao dormir, ver televisão ou em qualquer outro período do dia, um Fisioterapeuta pode ajudar você de acordo com seus hábitos; 
  • Não segure o celular com o pescoço e a cabeça enquanto faz outra coisa; 
  • Escolha um modelo de travesseiro que, além do conforto, mantenha sua cabeça em uma posição adequada e não sobrecarregando a região cervical, a sobrecarga é identificada quando a posição gera dor;
  • Ao sentir formigamento nos braços, procure um médico ortopedista para o diagnóstico correto do quadro. 

Com essas medidas, você saberá como prevenir dores no pescoço e no ombro. 

Agendar uma consulta